A arte do empowerment

11:56

Numa tradução muito literal empowerment é dar poder. De acordo com a infopedia.pt a tradução deste termo e respetivo significado para português é: empossamento; outorgar de plenos poderes; reconhecimento de plenos poderes; emancipação; acesso ao poder; fortalecimento, e no entanto nenhuma destas traduções tem a mesma força do termo original EMPOWERMENT.
A arte do EMPOPWERMENT é nada mais do que a ARTE DE DELEGAR.


E sim Delegar pode ser uma verdadeira arte, principalmente porque parece ser algo cada vez mais difícil de fazer ou na maioria dos casos, os que “praticam esta arte” fazem-no pelos motivos errados. Logo não se trata bem de delegar mas de ter uma forma de “sacudir água do capote”, e não deixar a culpa morrer solteira.

Algumas chefias acham que delegar é deixar as coisas rolarem em rédea solta, mas delegar é garantir que o trabalho seja feito, através de terceiros. E fazer com que o trabalho seja feito através de terceiros é onde começa a arte de delegar, já que esta é uma tarefa árdua e exige participação ativa da parte de quem delega. Saber articular as metas com as especificações técnicas e prazos, com clareza exige um acompanhamento do desempenho diário, e só desta forma consegues atribuir responsabilidades.

Se estás numa posição de liderança, não penses que apenas os funcionários de baixo desempenho precisam do teu acompanhamento. Até os melhores profissionais têm dias maus e exigem de ti a mesma atenção que os outros funcionários de baixo desempenho.
O melhor conselho que tenho para ti é: começa devagar.
Se delegar é algo a que não estás habituado, seja por que motivo for, começa devagar. Primeiro estabelece metas pouco ambiciosas e atingíveis num curto espaço de tempo. Não te esqueças nunca de monitorizar o desempenho.


Em projetos de longo prazo, estabelece pontos de referência ao longo do processo que te permitam monitorizar e perceber a evolução do trabalho. É muito importante que após a monitorização dês o respetivo feed-back aos funcionários e faças os ajustes se necessário para que o trabalho seja realizado com sucesso.
Lembra-te também que a melhoria contínua parte de um processo de repetição. Ninguém nasce ensinado, e só depois de tentar e repetir várias vezes o “caminhar” é que a criança começa a andar. No trabalho não é diferente. O que quer que seja feito e como se quer que seja feito, passa por ajudar cada funcionário a estabelecer prioridades, expressar expectativas concretas, planos detalhados, etapas de execução de tarefas e processuais, definir cronogramas. Tudo de forma clara e detalhada para que os funcionários não tenham dúvidas.  


Não te esqueça que cada funcionário é um indivíduo único, com competências, forma de ser e de estar muito próprias , e, por isso, delegar com eficiência implica, não só, que eles conheçam os objetivos, especificações e cronogramas de trabalho, mas também que as tarefas sejam adequadas a cada um, fazendo com que os funcionários se sintam responsáveis e capazes de desenvolver as tarefas que lhe estão atribuídas.

Gostas-te deste artigo?
Gostarias de saber mais sobre o empowerment e ferramentas de gestão de trabalho?
Partilha comigo a tua experiência.



YOU WILL LIKE THESE HOW TO'S

0 comentários

Contact Us

Nome

Email *

Mensagem *