Performance, Sucesso e Prática Deliberada

13:00

Hoje, a propósito de mais um prémio do “Melhor do Mundo”, que representa um enorme orgulho nacional, é pertinente falar de performance, sucesso e Prática Deliberada.

Se procuras sucesso e níveis de performance como as do Ronaldo, este post é para ti.
Sim, existe uma formula e o Cristiano Ronaldo conhece-a bem, a ponto de a mencionar no seu discurso de agradecimento do prémio que recebe pela quinta vez : “Quero agradecer aos meus companheiros, à minha equipa, o Real Madrid, aos meus companheiros de seleção também. Foi um ano extraordinário. Há 11 anos que estou aqui no palco… Talento, trabalho duro, muita dedicação. Obviamente era algo que ambicionava: troféus coletivos e individuais.” 


Os estudos do psicólogo Anders Ericsson e outros especialista em gestão de pessoas, afirmam que o talento natural é supervalorizado e que as aptidões inatas são menos importantes do que possas imaginar. Segundo Ericsson são necessárias 10 mil horas de Prática Deliberada (aproximadamente 10 anos) para desempenhares uma tarefa com competência, para ganhares verdadeira excelência. Logo, quanto mais cedo começares a praticar, melhor, ou seja, o sucesso não depende da genética mas da dedicação intensa em determinada tarefa. Como disse Ronaldo: “Talento, trabalho duro, muita dedicação.”

No entanto, desengana-te se achas que repetir a mesma tarefa, por si só, vai melhorar o teu desempenho e levar-te ao sucesso. Há um pequeno detalhe, que os estudos apontam como fator diferencial entre os profissionais que conseguem e os que não conseguem atingir a excelência, e que designam de “Prática Deliberada”.


A Prática deliberada não consiste apenas na repetição da mesma tarefa durante 10 mil horas, mas antes na qualidade dessa prática, ou seja, além de repetires a tarefa é preciso teres a capacidade de identificar as tarefas ou conhecimentos que estejam fora do teu alcance. Além do esforço para melhorar o desempenho, é preciso monitoriza-lo, avaliar o progresso e readaptar a tarefa em conformidade. Em coaching existem diversas ferramentas que ajudam na avaliação de desempenho, sendo uma das mais conhecidas, a de traçar objetivos SMART

Esta Prática exige foco, determinação, empenho, e profunda motivação, muitas vezes gerada pela própria pessoa, motivo pelo qual se conseguem melhores resultados quando é conduzida individualmente, até porque as outras pessoas podem representar um fator de distração.  
Para obteres resultados concretos, o importante é manteres a disciplina e teres consciência de que o sucesso depende da eficiência e eficácia do desempenho, e o bom desempenho exige dedicação e tempo.


Gostaste deste artigo? Partilha comigo a tua opinião.

YOU WILL LIKE THESE HOW TO'S

0 comentários

Contact Us

Nome

Email *

Mensagem *