Um bom chefe!

15:27


Hummm. Será que existe? Alguém que possua características de tal forma idóneas que possa ser chamado de BOM CHEFE?

Sabias que o relacionamento que as pessoas têm com o seu chefe é um dos principais fatores de produtividade, motivação, boa moral da equipa, e conseguir captar e prender talentos na organização.
Se os estudos assim o comprovam, eu arrisco-me a dizer que os chefes são as pessoas mais importantes na organização e os primeiros responsáveis pelo sucesso da empresa.


Então, quais serão as características que um bom chefe deve ter? Ou por outras palavras, o que procuram os colaboradores num chefe?
Primeiro ponto a ter sempre em atenção é que não existem pessoas perfeitas. Por isso não cries demasiadas expectativas em relação ao teu chefe e ao quanto ele pode melhorar as suas características profissionais. A grande maioria das chefias tem um desempenho sofrível, e ainda que o possam melhorar, nem todos têm a capacidade ou humildade de perceber que podem melhorar as suas competências de liderança.

Dito isto, considero que a competência mais importante que um bom chefe deve desenvolver, antes de qualquer outra, é a de tratar todos os elementos da sua equipa da mesma forma, com equidade. Mas nem sempre é fácil tratar todos pela mesma bitola, e na maioria dos casos a dificuldade deve-se à falta de informação que a chefia tem sobre a sua equipa. Atenção que tratar todos os membros da equipa pela mesma bitola, não é o mesmo que reconhecer e recompensar todos com o mesmo peso e medida.

Se és chefe, o primeiro passo é conhecer bem os membros da tua equipa. Ignorares problemas de desempenho não irá fazer de ti um BOM CHEFE, nem um tipo de chefe que a maioria dos colaboradores queira ou goste de ter. Além do mais não vais querer ter na tua equipa profissionais de rendimento médio que desempenhem as suas tarefas diárias à espera do toque do final da tarde e do pagamento ao final do mês. Vais querer ter na tua equipa profissionais de alto rendimento, o tipo de profissionais que gostam de ter um chefe forte e participativo, que lhes dê importância, que os conheça bem, que seja claro no reconhecimento da importância e valor que cada membro da equipa tem para o bom desempenho da organização. O tratar todos e recompensar todos por igual, irá atrair profissionais fracos para a tua equipa, e não é bem isso que tu pretendes.


Um BOM CHEFE é aquele que dá o exemplo, é aquele que ensina ao resto da equipa as melhores práticas, identifica armadilhas, e ajuda a resolver pequenos problemas. Um BOM CHEFE é aquele que se livra dos profissionais incompetentes, que comunica a cada etapa do processo as expectativas que tem, ou que a administração tem, para o desempenho de cada pessoa da equipa. Se queres ser um BOM CHEFE explica aos diferentes membros da tua equipa o que espera deles, o que têm de fazer e como, para melhor desempenharem as suas tarefas, ajudando-os a transformarem-se em profissionais de alto rendimento e desempenho.
Um BOM CHEFE não é aquele que diz “contem comigo”, mas é aquele que mostra nas suas atitudes e comportamentos que toda a equipa pode contar com ele.

E tu és um BOM CHEFE?


Se gostaste deste artigo ou tens uma opinião diferente, partilha-a comigo.

YOU WILL LIKE THESE HOW TO'S

0 comentários

Contact Us

Nome

Email *

Mensagem *