Problemas aplicados à gestão de pessoas
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No artigo anterior abordamos a questão da necessidade das reuniões de
gerenciamento e como prepará-las. E deixei-te uma questão: que tipo de
problemas de gerenciamento pode ter um chefe que equipa, ou achas que é pera
doce e algo que se faz com uma perna às costas?

Ainda que esta seja uma tarefa nova para ti, que tenhas começado há pouco
tempo a desempenhar funções de chefia e liderança, se continuas na mesma
equipa, mas agora com a responsabilidade de a comandar, é natural que tenhas
duvidas. Afinal de contas agora estás a gerir amigos e colegas de trabalho, e
conseguir separar águas nem sempre é fácil. Principalmente quando tiveres de
chamar a atenção a alguém. Estás preparado para o celebre “Pensei que eramos
amigos!” Pois. Separar o papel de chefe do papel de amigo não é fácil, mas é um
mal necessário se quiseres evitar problemas.
Se esta é uma tarefa difícil para ti a minha sugestão é: pensa no que é
mais importante para ti! O teu cargo de chefe ou a amizade? Achas que esse
cargo pode prejudicar a tua amizade? Estás disponível para abdicar dessa
promoção em prol dessa amizade? E se por ironia do destino recusas essa
promoção por essa amizade e a administração decide promover esse teu amigo?
Hummm. Fiz-te pensar?!!!
Regra numero um: protege a amizade estabelecendo regras básicas.
Regra numero dois: preserva a amizade sendo um bom chefe.
Regra numero três: mostra que mereces essa promoção.
Atenção, não estou a dizer que tens de te transformar num patife sem escrúpulos,
mas sim que tens de desempenhar o papel para o qual foste nomeado, e isso
implica assumir o comando. Se este é o teu caso, reúne a tua equipa, explica o
que esperas dela com clareza e valida os teus pedidos com o teu conhecimento de
causa, até porque tu, já por lá passa-te e sabes do que estás a falar!
Um outro problema que se pode colocar à tua liderança é se membros da tua
equipa tiverem de responder a outros chefes. Isto acontece em algumas
organizações. E se este é o teu caso, a carta a jogar é: Seres o chefe que a
equipa não quer desapontar, o mais dedicado, o mais colaborante, aquele que
está sempre presente a monitorizar, a acompanhar, a avaliar, a documentar. Vais
ver que cada pessoa da tua equipa irá assumir a responsabilidade pessoal de
assegurar e priorizar as tarefas que estão sobre a tua alçada. Prepara a tua
equipa para ter o êxito e a recompensa que cada um merece e de acordo com o
desempenho de cada um. Mais cedo ou mais tarde, os melhores vão querer
trabalhar contigo.
Foco, atenção. Tens de saber o que os outros chefes estão a exigir e o que
a equipa está a tentar conciliar. Por isso faz perguntas. Muitas. Avalia até
que ponto o que estás a pedir pode interferir com outros pedidos, e junto de
cada um na equipa, analisa se conseguem responder às exigências que lhes são
feitas. Faz um plano, estabelece prazos, cria expectativas, define padrões e faz
exigências elevadas.
Existe ainda um outro ponto de vista sobre esta questão da chefia e
liderança no que diz respeito à gestão de equipas, que tem a ver com os poucos
conhecimentos, poucos ou nenhuns, ou falta de experiência na área em que tens
de chefiar pessoas. Se estás nesta situação e te sentes pouco confortável,
pensa no porquê desta situação estar a acontecer. Antes de entrares em pânico
vê se tens os conhecimentos suficientes para poderes estar a gerir a equipa,
observa as pessoas de perto durante algum tempo, faz perguntas, e sê honesto.
Se as respostas às tuas perguntas forem vagas, então insiste em respostas
concretas, mas se por outro lado forem complexas, pede explicações. Se fores
sincero e honesto, a equipa estará lá para te ajudar. Pensa na tua liderança
como na aquisição de um serviço em que tu és o cliente (um cliente perspicaz,
assertivo e curioso) e os membros da tua equipa como o profissional a quem
estás a contratar um serviço. Se estás a contratar um serviço, principalmente
quando o fazes pela primeira vez, com certeza que vais ser cuidadoso e decidir
com segurança, baseado nas informações que recolheres.
Se outros chefes têm outras prioridades, lembra a tua equipa que tu és
diferente! Um líder claro, racional, convincente, que desenvolve
relacionamentos baseados em compromissos de reciprocidade e serás admirado e
reconhecido pela tua equipa.
E tu, qual é a tua experiência?
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